8/27/2023

Yeshu cometeu um pecado? Yeshu, o apóstata à luz das traduções hebraicas do Novo Testamento!

BS"D

Extraído de Oraj HaEmeth

Tradução Por Antonio Braga

Bnei Noach Brasil Chabad.


Para este artigo escrevi pensando nos messiânicos que utilizam as traduções hebraicas do Novo Testamento do hebraísta Franz Delitzsch, seja a tradução da 12ª edição, a Revised Negev Version (2003) que se baseia na 8ª edição de 1885, ou usando a Tradução Ecumênica da Sociedade para as Escrituras Sagradas em Israel de 1976, ou usando o Evangelho de Mateus de Shem Tov. Não he incluí a versão do Código Real de Daniel Hernandez (DA Hayyim / Dan ben AbrahaN) já que o texto é um plagio da versão Reina-Valera 1960 (equivalente à Bíblia Almeida Atualizada), por isso consultei as traduções hebraicas que são geralmente usadas pelos missionários messiânicos em todo o mundo.


Yeshu nasceu “sob a Torá ”, como diz Paulo de Tarso em Gálatas 4:4:


וּבִמְלֹאת הַיָּמִים שָׁלַח הָאֱלֹהִים אֶת־​בְּנוֹ יְלוּד אִשּׁ ָה וְנָתוּן תַּחַת יַד־​הַתּוֹרָה

“Mas quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Torá.” 

Assim, no Brit Hadashah (Novo Testamento) diz que Yeshu nasceu sujeito às leis do Sinai (הלכות סינייה), ele estava sujeito a tais leis.


Yeshu pecou muito, Yeshu viola a primeira lei na terra de: פְּרוּ וּרְבוּ ('Seja frutífero e multiplique-se' ) de Berreshit / Gênesis 1:28 .


Outro exemplo. A Torá nos diz que casar é uma mitsvá . “Casar com uma esposa através de ketubah e kiddushin” conforme ensinado em D'varim/Deuteronômio 22:13. Portanto, alguém deveria se casar. (Yeshú não cumpriu esta mitsvá).


O próprio Tanach (Bíblia Hebraica) nos dá uma estrela que nos alerta contra ouvir adivinhos e adivinhos. (Vayikra/Levítico 19: 26-31). “Não recorrerás a médiuns, nem procurarás feiticeiros, nem serás contaminado por eles; Eu sou o Senhor, seu Deus.” Isto cria problemas para o “Judaísmo” messiânico e para o Cristianismo. O   Brit Hadashah (o Novo Testamento) está cheio de histórias de Yeshu conversando com os mortos, demônios, o “diabo”, etc., todas elas proibidas. (Devarim/Deuteronômio 18:11 e 19:31).



Mais alguns exemplos de seus pecados


Quando alguém examina os Besorot (Evangelhos) e compara as histórias com os mandamentos da Torá (Bíblia Hebraica), esta doutrina de um “Yeshu sem pecado” não é apoiada. Em vez disso, descobrimos que Yeshu de fato violou vários mandamentos bíblicos:


1. Procriação


'Seja fecundo e multiplique-se' (Berreshit/Gênesis 1:28). Isso força uma pessoa a se casar e ter filhos. Yeshu permaneceu solteiro por toda a vida. Ele também encorajou outros a desobedecer a este mandamento, recomendando o celibato (Mateus 19:12: שיש סריסים מתולכותם אלו הם אשר לא חטאו. ויש סריסים מ עצמם שכובשים את יצרם בשביל מלכות שמים אלו הם חכמים. ן ). 



2. Observância do Shabat.

“O sétimo dia é sábado para o Eterno seu Di-s. Não faça nenhum trabalho” ( Shemot / Êxodo 20:9). Yeshu defendeu seus discípulos “famintos” enquanto eles colhiam grãos no Shabat . Isto é trabalho agrícola e é inquestionavelmente uma violação do Shabat.


Os apologistas de Notzrím (cristãos) insistem que Yeshu estava revelando o verdadeiro significado do Shabat quando disse: הָאָדָם בַּעֲבוּר הַשַּׁבָּת "O Shabat foi dado pelo homem e não pelo homem para o Shabat." (Marcos 2:27).  


Isto é insustentável. Devarim/Deuteronômio 17:8-13 diz que devemos seguir a Suprema Corte Judaica em disputas sobre a lei judaica e esta exigência é reconhecida pelo próprio Yeshu (Mateus 23:2 : על כסא משה ישבו הפירושים והחכמים ). Com quem você discute no Marcos? São as mesmas autoridades legais judaicas que estão biblicamente autorizadas a interpretar a Torá !


Se Yeshu quis dizer que seus talmidim estavam morrendo de fome e suas vidas estavam ameaçadas, o relato do Evangelho (Besoráh) deve ser fictício, a lei talmúdica (farisaica) concorda que esta seria uma razão para violar o Shabat (Talmud Bavli Yoma 85b לְפִקּוּחַ נֶפֶשׁ שֶׁדּוֹח ֶה אֶת הַשַּׁבָּת 'salvar uma vida anula o Shabat ). Os rabinos não teriam brigado com Yeshu se fosse esse o caso. Se não houvesse perigo de vida, então colher grãos violava o Shabat e os shlichim (emissários ou apóstolos) eram provavelmente culpados de roubo por comerem de um campo que não era deles.



3. Não honrar um estudioso da Torá


“Honra a face de um homem velho [zaken]” (Vaikra/Levítico 19:32). Zaken não significa simplesmente uma pessoa idosa; pois esse é o tema da primeira metade do versículo (“Você se levantará diante de um homem velho [seiva]”). Este é um mandamento para respeitar os estudiosos da Torá. Juízes e líderes religiosos são geralmente chamados de zaken na Bíblia (Shmot/Êxodo 24:14, Vaykra/Levítico 4:15, Bemidbar/Números 11:25, Devarim/Deuteronômio 22:16, 25:7). Se Yeshu não violou isso chamando-os de “víboras” (נחשים), ninguém jamais o fez (Mateus 23: 13-33) .



4. Lavagem das mãos: violação do Tribunal Superior

(Devarim/Deuteronômio 17:8-13): A obrigação de seguir o Tribunal Superior inclui a lei rabínica. Yeshu defendeu o fracasso dos shlichim em seguir a exigência rabínica de lavar as mãos antes de comer (netilat yadaim- נְטִילַת יָדַיִם ). Yeshu rejeita a lei rabínica como “tradições de homens” (Marcos 7:8: בְּקַבָּלַת בְּנֵי־​אָדָם). Ele também desafiou os rabinos em relação ao Shabat (ver #2) 



5. Insultar um ser humano

Yeshu insultou uma mulher gentia chamando-a de cachorro (Mateus 15:22-27: כלבים). Isto não é típico de pessoas justas e santas. Qualquer que seja a sua finalidade pedagógica, tal designação é inadequada.



6. Falsa profecia

Devarim / Deuteronômio 18:20 proíbe falsas profecias. A mesma passagem define a falsa profecia: “a palavra não se materializa nem se cumpre”. Visto que o Novo Testamento afirma que Yeshu é um profeta (Atos 3:22), deve-se considerar como falsa profecia a seguinte afirmação: “ ... isso não acontecerá até que todas estas coisas tenham acontecido”. (Mateus 24:3 : שלא יעבור זה הדור עד שכל אלו הדברים יהיו עשוים).


Esta declaração segue uma descrição dos sinais do Fim dos Dias. “Esta geração-זה הדור”, é claro, morreu há cerca de 2,000 anos e a previsão nunca se tornou realidade. Aqui está como um proeminente comentário cristão (Bíblia de Estudo NIV p.1613) defende a “profecia” de Yeshu:


A. Yeshu pode estar se referindo à destruição do Templo em 70 EC.


b. Yeshu pode estar se referindo a uma geração futura viva no início “destas coisas”.


Isto não é nada convincente. Yeshu descreve explicitamente sua Segunda Vinda: 


“E acontecerá que verão o sinal do Filho do Homem nos céus e todas as famílias da terra chorarão e verão o Filho do Homem nas profundezas dos céus (24:30 )” . 


Envolverá sofrimento:

 “grande tribulação como nunca houve desde a criação do mundo até agora, assim também não haverá ( 24:21 )”. 


Isto não aconteceu quando o Bet HaMikdash (Templo) foi destruído.


A ideia de que Yeshu se refere a uma geração futura também falha. Ao longo deste discurso, Yeshu refere-se ao seu público como “você”. Quando Yeshu diz: “ quando você vir... כַּאֲשֶׁר תִּרְאוּ (v .15)”, a própria NVI explica que isso se refere a eventos que aconteceram há muito tempo. Yeshu diz ao seu público que eles viverão para ver “todas essas coisas” e “tudo” inclui eventos passados ​​e a Segunda Vinda. Obviamente, Yeshu previu falsamente que retornaria durante a vida de sua audiência.



7. Não honrar os pais.

“Honre seu pai e sua mãe” (Shemot / Êxodo 20:12). Yeshu ignorou sua mãe quando ela veio visitá-la:

“ E disse a um homem: “ Eis que são a tua mãe e os teus irmãos que pedem para te ver ”. E considero o pregador: quem sou eu e quem é minha mãe? ”E estendeu as mãos sobre os seus talmidim (discípulos), e disse-lhes: 'estes são minha mãe e meus irmãos' (Mateus 12:47-49).

Yeshu causou a seus pais um dia inteiro de preocupação. Seus pais voltaram de Yerushalaim (Jerusalém), presumindo que Yeshu estava com eles. Na verdade, Yeshu ficou em Yerushalayim sem contar aos seus pais. Eles voltaram para Yerushalayim para procurá-lo. “A mãe dele disse para ele: meu filho, como você fez isso com a gente? Aqui está seu pai, e estou com o coração partido à sua mercê. ְׁנוּךָ” (Lucas 2:48 ) .



8. Comida Kosher (Vaykra / Levítico 11)

Yeshu permitiu comer alimentos que não fossem kosher. Embora o início de Marcos 7 aborde a questão de comer com as mãos sujas (טֻמְאַת יְדֵים), o final desse capítulo vai muito além. “Não há nada fora de uma pessoa que possa contaminá-la ao se aproximar dela, porque se o que sai dela contamina a pessoa- אֵין דָּבָר מִחוּץ לָאָדָם אֲשֶׁר יוּכַל לְטַמֵּ א אוֹתוֹ בְּבֹאוֹ אֶל־​קִרְבּוֹ כִּי אִם־​הַדְּבָרִים הַיּוֹצְאִי ם מִמֶּנּוּ הֵמָּה יְטַמְּאוּ אֶת ־​הָאָדָם” (Marcos 7:15). Como se não tivéssemos entendido, 7:19 diz: “Dizendo isso, [Yeshu] declarou todos os alimentos limpos- בְּכָךְ טִהֵר אֶת כָּל הַמַּאֲכָלִים”. A lei bíblica ensina que o que entra pela boca contamina (Vaycra/Levítico 11:39; TB Zevachim 69b). Ironicamente, o Cristianismo e o “Judaísmo” messiânico sustentam que o pecado original foi comer.



9. Não repreenda

“Certamente repreenderás o teu próximo” ( Vaicra/Levítico 19:18). Isto requer corrigir, e não desculpar, as infrações dos outros. Mencionamos que Yeshu defendeu fazer chillul shabbat (violação do shabat) (ver #2) e não lavar as mãos antes das refeições (#4), e permitiu alimentos não- kosher (#7). Ironicamente, Yeshu disse que aquele que ensina outros a quebrar um único mandamento “um Ben Hevel (pessoa vaidosa) será chamado (no) reino dos Céus- בן הבל יקרא מלכות והמקים” (Mateus 5:19).



10. Não adicione ou subtraia da Torá (Devarim / Deuteronômio 13:1, 4:2) 

Yeshu mudou a mitsvá (mandamento) em relação ao divórcio. A Torá permite o divórcio (Devarim/Deuteronômio 24:1). Yeshu não contesta este ponto, porém afirma que esta Torá não é mais válida. Assim ele subtraiu da Torá: 


ויאמר לו אם כן מדוע צוה משה לתת גט כריתות ושלחה מביתו. ויאמר להם משה לעקשות פה לבבכם אמר לכם לעזוב את נשיכם. ומעולם לא היה כן. אומר אני לכם שכל העוזב את אשתו ויקח אחרת אם לא בשביל ניאוף הוא נואף והלוקח הגרושה ניאף. 

“E eles lhe disseram: Por que então Mosheh ordenou que uma carta de divórcio (גט כריתות) fosse dada e que (fora) ele fosse mandado embora para sua casa? E ele lhes disse: 'Mosheh, por causa da teimosia de seus corações, disse-lhes que deveriam deixar suas esposas. E desde a eternidade não tem sido assim . Eu vos digo: ‘Que todo aquele que deixa a sua mulher e toma outra, se não for por adultério, comete adultério, e quem toma a mulher divorciada comete adultério. ’ (Mateus 19:7-9).


Visto que a mitsvá permite o divórcio e não considera o novo casamento uma forma de adultério, Yeshu está mudando a mitsvá. A referência de Yeshu ao Gênesis é inútil, porque Mosheh conhecia Gênesis e ainda afirmava que o divórcio era permitido. Além disso, Mosheh disse que a Torá não pode ser alterada. Yeshu também mudou as leis alimentares kosher (ver #7).



11. Oponha-se a uma mitsvá (votos)

Yeshu acusa os Perushim (fariseus) de minar a mitsvá (mandamento) de 'honrar os pais' com a seguinte declaração: 


וְאַתֶּם אֹמְרִים אִישׁ כִּי־​יֹאמַר לְאָבִיו וּלְאִמּוֹ קָרְבָּ ן פֵּרוּשׁוֹ מַתָּנָה לֵאלֹהִים כָּל־​מַה־​שֶּׁאַתָּה נֶהֱנֶה מִמ ֶּנִּי׃ וְלֹא תַנִּיחוּ לוֹ לַעֲשׂוֹת עוֹד מְאוּמָה לְאָבִיו וּלְ אִמּוֹ

"Mas você diz que se um homem disser ao seu pai ou à sua mãe: 'Qualquer ajuda que você teria recebido de mim é Korban (ou seja, um presente dedicado a D'us)', então você não o deixará mais fazer nada por você." pai nem sua mãe" (Marcos 7:11-12). 


O que Yeshu se opõe não é à lei rabínica, mas à lei bíblica! A Torá concede aos seres humanos o poder de se vincularem através de votos e juramentos. Uma promessa ao Templo é uma promessa válida, não importa quão tola ou insensível. Isso pode ser comparado a uma pessoa que vendeu todas as suas propriedades por US$ 1 e não tem mais dinheiro para sustentar seus pais doentes. Esta é uma venda boba, com certeza, mas uma venda válida que não pode ser revogada pelo comprador sortudo.



12. Diga a verdade

“Fique longe das mentiras” (Shemot / Êxodo 23:7). Este versículo nos obriga a dizer a verdade. Yeshu fez uma acusação falsa quando disse que os perushim (fariseus) carregam a culpa de sangue pelo assassinato de Hevel por Kayn; na verdade, a culpa de todo o sangue justo derramado na terra (Mateus 23:35). Isso é difamação.


No hay comentarios:

Publicar un comentario

Tu opinión es importante para nosotros!