3/03/2024

Bereshit / Gênesis 2:9 árvore da vida, como é a cruz?

BS"D



Bereshit / Gênesis 2:9 árvore da vida, como é a cruz?

 Por Orach HaEmet 

Tradução: Antônio Márcio Braga Silva

Ben Noach Chabad - Brasil 


BS"D

Bereshit / Gênesis 2:9 diz:

וְעֵ֤ץ הַֽחַיִּים֙ בְּת֣וֹךְ הַגָּ֔ן

E no meio do jardim a árvore da vida …”

Segundo o cristianismo institucional (catolicismo), a árvore da vida servia para neutralizar a expiração natural do corpo.

 Segundo Tomás de Aquino, o fruto daquela árvore libertou o corpo da morte apenas por um tempo e, para evitar a morte, Adão tinha que comer sempre de novo. Por esta razão, católicos e protestantes veem nesta imagem a cruz  e o sacramento da transubstanciação de Yeshu porque no livro cristão do Apocalipse do Apóstolo João 2:7 se lê:

ὁ ἔχων οὖς ἀκουσάτω τί τὸ πνεῦμα λέγει ταῖς ἐκκλησίαις. ὅ ἐστιν ἐν   τ ῷ παραδείσῳ τοῦ θεοῦ .

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas: Ao vencedor darei de comer da árvore da vida que está no Paraíso de D'us.

Eles explicam que a palavra árvore em grego significa tronco ( ξύλον - xylón ), a mesma coisa que aparece no capítulo 22:2 deste livro. Eles veem que na tradução da Septuaginta (LXX) aquele que estava no Paraíso é chamado:

καὶ ἐξανέτειλεν ὁ θεὸς ἔτι ἐκ τῆς γῆς πᾶν ξύλον ὡραῖον εἰς ὅρασ ιν καὶ καλ ὸν εἰς βρῶσιν καὶ τὸ ξύλον τῆς ζωῆς ἐν μέσῳ τῷ παραδείσῳ κ αὶ τὸ ξύλον τοῦ εἰ δέναι γνωστὸν καλοῦ καὶ πονηροῦ.

Gênesis 2:9.

καὶ εἶδεν ἡ γυνὴ ὅτι καλὸν τὸ ξύλον δ οῖς ὀφθαλμοῖς ἰδεῖν καὶ ὡραῖόν ἐστ ιν τοῦ κατανοῆσαι, καὶ λαβοῦσα το ῧ ἔφαγον.

Gênesis 3:6.

 

Um dos “santos” cristãos como Beda diz que tal árvore é Yeshu.

 

Resposta:

A) A cruz como árvore da vida.

Embora a palavra o tronco ( ξύλον - xylón ) apareça na tradução da Septuaginta, esta versão nunca foi usada pelos judeus no culto sinagogal, pelo contrário a tradução aramaica é usada como aponta o RaMBa”M (Maimonides):

כה  אף על פי שאדם שומע כל התורה כולה, בכל שנתו בציבור, חייב לקרות לעצמו בכל שבוע ושבוע, סדר של אותה שבת--שניים מקרא, ואחד תרגום; ופסוק שאין לו תרגום, קוראהו שלושה פעמים:  עד שישלים פרשייותיו, עם הציבור.

Mesmo que alguém ouça a leitura completa da Torá na sinagoga todos os sábados, é obrigado a ler a seção correspondente a esse Shabat todas as semanas, lendo cada versículo duas vezes em sua versão original e uma vez na tradução aramaica de Onkelos. Se um versículo não tiver tradução, você deve lê-lo três vezes em hebraico, até terminar as seções da Torá ao mesmo tempo que a comunidade.

-Ya”D Chazakah (Mishneh Torá), Chilchot Tefilah, capítulo 13:25.


Como vimos, a única tradução permitida, desde há 2000 anos até à Idade Média, quando o RaMBa”M escreveu, foi o Targum de Onkelos, mesmo no Norte da África como Sefarad (Espanha) a tradução também foi utilizada para o árabe feito pelo R'Sa'adiah Gaon, mas nunca em grego. Em hebraico para a palavra árvore é עץ e sua tradução para o aramaico é אילן (árvore), inclusive na tradução do RaSa”G é usada a palavra שגרה (shig'rah - الشجره) cuja tradução seria: 'mato', como lemos no Tafseer :

ואנבת אללה מן אלארץ֗ כל שג֗רה חסן מנט֗רהא וטיב מאכלהא ו שגירו ד

 ه  حسن منظرها  وطيب ماكلها وشجيره الحيوه في وسط

 الجينان وشجيره ا لكيير والشر

(E Allah - D'us - fez brotar da terra todo arbusto de boa vista, e de bons frutos e o arbusto da vida -shig'rah' alj'yah- no meio do jardim, e o arbusto de grande conhecimento e mal - shig'rah marfah al'jair wa'alshar-) 

Esta palavra também aparece no Alcorão, na Sura* 7:19:

وَيَا آدَمُ الْجَنَّةَ فَكُلَا مِنْ حَي ْثُ شِئْتُمَا وَلَا تَقْرَبَا هَٰذِهِ الشَّجَرَةَ فَتَكُونَا مِنَ ا لظَّالِمِينَ

Adão você ! Viva com sua esposa no Jardim e coma de onde quiser, mas não se aproxime desse arbusto ! Caso contrário, você estará entre os ímpios.

Como podemos ver, em nenhuma tradução judaica (e mesmo no Alcorão) a palavra 'madeira' (להסקה – ξύλον) não é usada para se referir à etz-Chaim (árvore da vida), razão pela qual a doutrina cristã de associar a árvore da vida com a cruz de Yesh”u é insustentável.

 

b) A transubstanciação e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

No dogma da transubstanciação acredita-se que Yesh”u está reencarnado em hóstias (ou matzá) e em vinho como Yesh”u ensinou no Evangelho de Mateus com as palavras:

ויאמר קחו ואכל ו זה הוא גופי. ויקח את הכוס ויתן שבחים לאביו ויתן להם ויאמר שתו מזה כולכם.

(“Tome e coma; este é o meu corpo…”)

Tal ensinamento está completamente de acordo com o ensinamento da serpente no Paraíso, como encontramos na Torá, na Parashat Bereshit/Gênesis 3:5 lemos:

כִּי יֹדֵעַ אֱלֹהִים כִּי בְּיוֹם אֲכָלְכֶם מִמֶּנּוּ וְנִפְקְחוּ עֵינֵיכֶם וִהְיִיתֶם כֵּאלֹהִים יֹדְעֵי טוֹב וָרָע

[A serpente disse à mulher:] Pois D'us sabe que no dia em que você comer dele seus olhos serão abertos e você será como D'us , conhecendo o bem e o mal.

O pano de fundo das palavras da cobra foi o seguinte: Todo artesão odeia seu colega; D’us comeu da árvore e criou o mundo e, portanto, Ele não quer que você coma dela. (RaSh”i). A serpente convenceu Havah (Eva) de que assim como D’us formou o mundo graças à árvore, se comessem dela adquiririam a mesma capacidade criativa ( Lebush HaOrah ) De acordo com esta interpretação, a expressão כאלקים aqui se refere a ser “como D’us.” -s”. O targum de Onkelos, porém, traduz-o como כרברבין “como homens poderosos”, já que אלקים em geral significa poder, autoridade, por isso mesmo no autor do Apocalipse do Apóstolo João 2:7 se lê que o vencedor ou o poderoso comerá da árvore ξύλου . O Cristianismo Institucional considera que após o ato da transubstanciação , eles comem o seu deus, ou seja, tornam-se como deus, como a serpente também ensinou com as palavras: 'כי טוב העץ להיות כאלקים' ( VEJA QUE A ÁRVORE É BOA, para se tornar como D'us ). Por esta razão o profeta Yirmiyah”u / Jeremias já disse:

הֲיַעֲשֶׂה-לּוֹ אָדָם אֱלֹהִים וְהֵמָּה לֹא אֱלֹהִים

Uma pessoa se torna um deus quando não é um deus? - Yirmia/Jeremias 16:20 .

 Não há diferença entre a divindade feita pelas mãos, nem pela palavra, pois seus sacerdotes acreditam que descem ou criam o seu deus quando dizem: ' Este é o meu corpo e este é o meu sangue. 'Vemos então que o komer (sacerdote) faz o seu deus, a quem agarram com a mão, levanta-o, baixa-o, leva-o para visitar os doentes e moribundos, que acabam por defecar. Eles (católicos e gregos ortodoxos), entretanto, negam as coisas sensíveis, assim como negam as coisas inteligíveis. Eles sofrem contradições repreensíveis das quais não conseguem escapar. (Veja, Bitul Ikare Da'at haNotzrim, por R'Jasday Ibn Crescas, capítulo 6).

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Tu opinión es importante para nosotros!